Forum Permanente em Defesa da Vida

Arroz transgênico: brasileiros serão as cobaias do mundo

sex, 16/10/2009 - 17:40 — Anônimo

O consumo de arroz transgênico no país é   proposto pela multinacional Bayer.Clique aqui para ouvir(1'34'' / 372 Kb) - A população brasileira tem grande chance de ser a primeira população do mundo a consumir arroz transgênico. A avaliação foi feita pelo Greenpeace, após analisar o posicionamento da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que adiou, na quinta-feira (15), a decisão da liberação comercial de arroz tolerante ao uso de agrotóxicos. O consumo de arroz transgênico no país é proposto pela multinacional Bayer.

O povo brasileiro serviria como cobaia, na opinião do coordenador da campanha de transgênicos do Greenpeace, Rafael Cruz.

“Mais agrotóxico no campo, mais agrotóxico no prato, porque os resíduos aumentam com as aplicações. No caso do arroz, [os resíduos] ficam dentro do grão. Os brasileiros seriam a primeira população do mundo a comer [o arroz transgênico], o que seria um teste para o mundo inteiro.”

O Greenpeace exige que o Conselho Nacional de Biossegurança – órgão máximo que discute a segurança alimentar – se posicione diante do fato. Cruz lembrou que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rouseff, que é a presidente do Conselho, tem o poder de vetar a comercialização.

“Estamos falando de um problema de segurança alimentar de fato, já que o arroz vai para o consumo humano. A soja e o milho geralmente são usados para consumo animal, pouco vai para o consumo humano.”

Segundo o Greenpeace, o Brasil consome quase a totalidade do arroz que produz.

Também na reunião da CTNBio, foram aprovadas mais duas variedades de milho transgênico e uma de algodão.

De São Paulo, da Radioagência NP, Aline Scarso.

16/10/09

Mais sobre o assunto:


CTNBio aprova mais trs variedades de milho transgnico no Brasil


Paran tem contaminao por milho transgnico, confirma Secretaria de Agricultura